sábado, 19 de março de 2011

CAERN ACREDITA QUE REATIVARÁ ADUTORA DA SERRA DE SANTANA NESTE DOMINGO

As fortes chuvas registradas na região do Seridó, entre os municípios de Jucurutu e Florânia, na noite dessa terça-feira, (15), causaram o rompimento da adutora Serra de Santana, arrastando um trecho de 18 metros de tubos. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), adotou providências imediatas na aquisição do material para recuperar o trecho danificado. Caso não chova, a previsão dos técnicos é reativar a adutora até este domingo domingo (20).
A adutora Serra de Santana abastece as cidades de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova, Bodó e comunidades rurais que estão com o fornecimento de água suspenso desde a hora do acidente. Como a adutora passa por baixo do aterro da BR 226, que liga Jucurutu a Florânia, a correnteza destruiu parte da estrada e junto deslocou a tubulação de ferro fundido. A adutora Serra de Santana mede 203,7 quilômetros de extensão e possui tubulação de 300 milímetros de diâmetro, com captação de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu.
Com a paralisação do fornecimento de água, a Caern deixa de bombear 446 mil litros de água por hora para cerca de 63 mil habitantes. O Diretor Técnico da Caern, engenheiro Ricardo da Fonseca Varela Filho, lamentou o ocorrido e pediu a compreensão dos usuários enquanto a empresa trabalha para recolocar os tubos no lugar. Ele autorizou a empresa abastecer, por meio de carro-pipa, hospitais e maternidades que estejam sofrendo falta dágua por causa do rompimento da adutora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário